Início Quem somos

Quem somos

Editora responsável  

  Liana John, 57 anos, é jornalista ambiental freelancer.

Escreve especialmente sobre biodiversidade, biologia da conservação, agricultura e sustentabilidade, mudanças climáticas e uso racional de recursos naturais, além de fotografar a natureza por paixão. Veja algumas fotos.

No portal Planeta Sustentável, Liana publicou os blogs Agrisustenta (2014-2015) e Biodiversa (2010-2015). No site da National Geographic Brasil, criou o blog Plantadores de Florestas (2011-2012), em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, agraciado com o Prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Colaborou com as revistas Brasileiros, Horizonte Geográfico e National Geographic Brasil, tendo recebido o Prêmio Embrapa de Reportagem (2015) com a edição especial Nova Agricultura da National Geographic Brasil. Leia aqui os textos premiados.

Durante seis anos (2004-2010) foi editora executiva da revista Terra da Gente e antes disso, durante 15 anos, respondeu pela editoria de Ciência e Meio Ambiente da Agência Estado (1988-2003), além de participar de diversos programas na TV Cultura e na rádio Eldorado. Recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica, incluindo um primeiro lugar na categoria TV, pelo documentário Bioconexões. Recebeu também o Biodiversity Reporting Award, Latin American Category (2009), da Conservation International. Acesse o arquivo.

Escreveu 2 livros eletrônicos, é coautora de 4 livros impressos e está escrevendo outros dois. Confira a lista.

 

 

 

Colaboradores

 

  Evaristo Eduardo de Miranda, 63 anos, é agrônomo, doutor em Ecologia pela Universidade de Montpellier (França) e pesquisador da Embrapa.

Trabalha com sensoriamento remoto em avaliação de usos de terras, monitoramento e zoneamento agrícola e ambiental, ordenamento territorial e gestão de crises. Conheça as pesquisas.

Durante 10 anos foi comentarista do programa Caminhos da Roça, da EPTV, afiliada da Rede Globo na região de Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo, e Sul de Minas Gerais. Assista aos vídeos.

Escreve artigos sobre história, cultura e biodiversidade em revistas nacionais e internacionais, além de ter participado de muitos programas de TV e rádio. Acesse o arquivo.

Publicou 35 livros sobre religião, história e meio ambiente e tem 1 no prelo. Confira a lista.

Paulistano, viveu 22 anos em São Paulo, 8 anos entre a França e a África, 4 anos em Petrolina e desde 1986 mora em Campinas. Entre em contato.


 

  Melissa de Miranda, 28 anos, integra a equipe de comunicação da organização internacional World Animal Protection, com sede em Londres e escritório regional em São Paulo. No projeto As Três Gêmeas, cria e coproduz conteúdo em stop motion. Assista no You Tube.

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela PUC - Campinas, Melissa também cursou roteiro pelo SENAC e pela Barco. Em 2009, escreveu o livro-reportagem "Inércia - A Geração Y no limite do tédio", publicado pela Ideias & Letras (2011), hoje na segunda edição. A obra foi prata no Prêmio Bosch de Jornalismo.

Atuou como repórter para a National Geographic Brasil, responsável pelas redes sociais da revista e pelo conteúdo do site. No Grupo Abril, contribuiu ainda com os sites Viajeaqui e Guia 4 Rodas. Na emissora internacional Deutsche Welle, em Bonn (Alemanha), foi responsável pela produção de conteúdo para a redação brasileira e integrou o projeto "Global Ideas", em parceria com a TV Cultura, como bolsista da Fundação Heinz-Kühn (Düsseldorf).

Em sua passagem pela revista Brasileiros, registrou a história de vida e o cotidiano de paulistanos comuns para a iniciativa "Digitais", inspirada no projeto "One in 8 Million" do New York Times.Trabalhou como editora e repórter online da EPTV - Globo, responsável pela editoria de "Lazer & Cultura", e participou ativamente no processo de articulação do grupo EPTV.com em redes sociais, encarregada ainda da criação e manutenção do blog jornalístico "Geração Y".

Como freelancer, contribuiu para diferentes blogs e para a Revista ProXXIma. Nas mídias sociais, atuou como articuladora de rede da Radium Systems (RS), parceira do Instituto Peabirus, para clientes como SEBRAE, SOS Mata Atlântica e Sport Club Corinthians Paulista.