Início Notícias #410

24/Out/2011

Liana John é a ganhadora do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC

  • Liana John Liana John

A jornalista ambiental Liana John é a ganhadora do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Mídia Nacional - Internet. O trabalho premiado chama-se Plantadores de Florestas - histórias de gente dedicada à recuperação das matas brasileiras, veiculado no site da National Geographic Brasil, no portal Abril.com.

A seguir, Liana conta como surgiu a ideia do especial premiado: "Vivemos num Brasil em que a questão ambiental central é evitar o desmatamento. Tanto na Mata Atlântica - cuja situação crítica não admite a queda de nem mais uma árvore - como na Mata Mista de Araucária, no Cerrado, no Pantanal, nas matas ciliares de todo o país e mesmo na Amazônia, que para alguns ainda parece infinita, mas está longe disso.

A urgência e a necessidade de mobilização em torno da preservação das florestas, porém, nos fazem colocar em segundo plano outros tipos de ação, igualmente importantes para a conservação da biodiversidade, como a restauração de matas nativas. Como reflexo disso, as pessoas dedicadas ao plantio de florestas, com árvores nativas adequadas a cada ecossistema, são muito menos conhecidas do que aqueles que batalham para evitar desmatamentos. E a população parece dar menos importância a este trabalho, embora ele seja vital tanto para nossa economia como para manter o meio ambiente saudável.

Assim, quando as Nações Unidas declararam 2011 o Ano Internacional das Florestas tive a ideia de produzir uma série de reportagens para tirar "da sombra", digamos assim, as histórias de brasileiros dedicados ao plantio e ao enriquecimento das matas nativas, trazendo à luz a relevância deste tipo de ação. Na minha concepção, o material teria de ser produzido in loco, com muitas fotos das matas já crescidas, com gente comprometida com a restauração florestal, nos diversos biomas e ecossistemas brasileiros", diz a jornalista.

Liana apresentou o projeto ao Matthew Shirts, editor-chefe da National Geographic Brasil. Ele viabilizou a execução das reportagens e repassou a edição do material à Katia Arima, editora do site Viaje Aqui da Abril.com, no qual se insere a versão on line da National Geographic Brasil. A seus textos e suas fotos, Liana ainda acrescentou pequenos vídeos, que gravou com os próprios entrevistados e com seus parceiros locais, de forma a levar ao público o máximo de conteúdo visual e editorial sobre os Plantadores de Florestas.

 

Para acessar o especial premiado, o link é:

http://viajeaqui.abril.com.br/materias/especial-plantadores-de-florestas

Para acessar o site do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, o link é:

http://www.premiojornalistasecia.com.br/premio/

O contato com Liana John é (19) 9771 3581 ou liana.john@camirim.com.br